Entidade filantrópica assistencial sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pelo Governo Municipal, Estadual e Federal, esta registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e possui Certificado de Filantropia.
Fundada em 1º de novembro de 1978 para ajudar crianças, adolescentes e adultos abandonados e com risco social.
Importante obra, resultado do trabalho de “Dona Jandira Jovita da Rosa” e de “Dona Geny Julia Feijó”, evangélicas que em 1978 realizaram a missão de fundar esta entidade.
O ideal inicial de Dona Jandira e Dona Geny era iniciar o atendimento com 01 (uma) creche para crianças de 0 a 06 anos. Em julho de 1980 Dona Geny faleceu e em junho de 1985 faleceu também Dona Jandira.
Em 1986, a instituição fundou o Lar Jandira Jovita da Rosa, para atender crianças de 0 a 18 anos abandonados e/ou vitimas de maus tratos, em 1996 foi aberta a Comunidade Terapêutica Dona Geny Julia Feijó, que no início só atendia crianças e adolescentes, e a partir do ano de 2007 passou a atender adultos.
O atendimento da CVM é totalmente gratuito e abrange grande parte dos municípios catarinenses.
A CVM está estruturada independente de qualquer igreja, partido ou governo, mantendo seus princípios dentro das escrituras sagradas de Jesus Cristo, desde sua formação tem orientado e pautado suas ações pelos princípios de JESUS CRISTO, oferecendo condições plenas e dignas de sobrevivência, acreditando que a verdadeira transformação das pessoas só poderá ser alcançada através de JESUS, e que o trabalho por mais meritório que seja sem JESUS não tem a menor validade.
Hoje, há 37 anos, a instituição oferece:
- Educação Infantil (Creche e pré-escola) – Atende crianças de 2 a 5 anos – Das 7h30 ás 18h.
Acolhimento Institucional (Casa Lar) –Atividades Paralisadas em Agosto de 2014.
Projeto Convivência/Educação Complementar - Atende crianças de 6 a 8 anos – Contraturno Escolar.
Comunidade Terapêutica para dependentes químicos.
Inclusão Produtiva (Panificação e Informática), entre outros.
Até hoje, os ideais e a missão de Dona Jandira e Dona Geny tem inspirado e permanecido nas propostas dos dirigentes, voluntários e colaboradores da instituição.
Tem como fins “Amparar a infância carente”, promovendo a integração criança, família, sociedade e idoso, tendo em vista os princípios de que a vida em família é a mais alta expressão da civilização, e que nenhuma criança deverá ser retirada do lar apenas por motivo de pobreza.
"Instruir a criança no caminho em que deve andar,
e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6
MISSÃO
Socializar o atendimento de qualidade à população de baixo poder aquisitivo, na busca de soluções para os problemas das crianças, adolescentes e adultos excluídos, visando à formação de mulheres e homens críticos e responsáveis, promovendo valores, rompendo paradigmas e evangelizando-os nos ensinamentos de Jesus.
VISÃO
Ser referência na área social, buscando aprimoramento contínuo e inovando pelas ações.
VALORES
Ética; Transparência; Credibilidade; Competência; Integridade; Seriedade; Respeito às diferenças; Temor a Deus.
POLÍTICA DE QUALIDADE
Os resultados dos serviços prestados, a valorização da equipe de trabalho, o cuidado de vidas com profissionalismo, a organização e a responsabilidade, visando o cumprimento do papel social e a busca da excelência nas atividades desenvolvidas.
OBJETIVOS
GERAL
Fornecer atendimento assistencial, psicológico e educacional às crianças, adolescentes e adultos, bem como aos seus familiares, que resulte para estes uma melhor qualidade de vida.
ESPECÍFICOS
Desenvolver e executar um planejamento pedagógico e psicológico que estimule a reflexão, autonomia, exercício da cidadania e consciência da realidade de cada cliente.
Suprir as crianças, adolescentes e adultos em suas necessidades físicas e emocionais, como: alimentação, higiene, solidariedade, atenção, simpatia, amabilidade, estimulação psicomotora e outros;
Criar estratégias de ensino que sejam capazes de respeitar cada usuário nas suas dificuldades, explorando suas potencialidades;
Criar oportunidades aos familiares para expor e discutir suas ideias, dificuldades e anseios a respeito de seus entes queridos.