English French German Italian Portuguese Spanish

CVM Contra a Obesidade Infantil

Neste mês foi celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, e a CVM aproveita esta oportunidade para demonstrar sua preocupação com este problema de saúde que acomete nossas crianças.

Sabe-se que atualmente o número de casos de obesidade infantil só vem aumentando, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em apenas 15 anos o número de casos de crianças  obesas  aumentou em 10 milhões.  

Infelizmente a mídia e o marketing das empresas produtoras de alimentos industrializados estão investindo cada vez mais neste público,  elaborando embalagens atrativas com desenhos e coloridas para os alimentos com baixíssimo valor nutricional (biscoitos, salgadinhos, sucos, alimentos lácteos...).

A alimentação infantil que deveria ser variada e equilibrada, está cada vez mais presente alimentos fontes de açúcares, gorduras e aditivos químicos, alimentos estes que contribuem para o ganho de peso.

Desta forma, se faz necessário a implantação de medidas de controle, sendo assim, a CVM tem sua alimentação oferecidas às crianças baseada no adequado aporte de carboidratos complexos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais.

Existe um trabalho contínuo de incentivo à educação nutricional, cujo foco é estimular o consumo de alimentos integrais e in natura tais como: frutas e hortaliças.

Em nossa produção de alimentos já conseguimos introduzir alguns cereais de elevado valor nutricional (aveia, centeio, linhaça).

Abaixo descreveremos alguns dos muitos projetos desenvolvidos na CVM:

  • Projeto horta: local onde as crianças realizam desde o processo do cultivo à colheita, aprendem a importância do consumo das hortaliças  e sua relação com a saúde e bem estar.

 

  • Oficina de alimentação: temos uma sala específica para que as próprias crianças preparem receitas saudáveis.

  • Contação de história: as crianças na faixa etária de 2 anos aprendem a importância do consumo de frutas, legumes e verduras através de história infantis lúdicas.
  • Antropometria:  avaliação do estado nutricional das crianças é realizada no início e final do ano, onde a professora de educação física juntamente com  a nutricionista realizam a pesagem e aferição da altura das crianças a partir dos 3 anos de idade. Após, os dados são colocados  nas curvas de crescimento preconizadas pela OMS e assim realiza-se a avaliação do peso e altura de cada crianças de acordo com a faixa etária.



Todas estas atividades desenvolvidas tem como objetivo contribuir para o adequado crescimento e desenvolvimento infantil, prevenindo assim, a ocorrência de casos de obesidade.

Problema com o link de RSS

Favor inserir um novo link válido