Neste mês foi celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, e a CVM aproveita esta oportunidade para demonstrar sua preocupação com este problema de saúde que acomete nossas crianças.
Sabe-se que atualmente o número de casos de obesidade infantil só vem aumentando, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em apenas 15 anos o número de casos de crianças obesas aumentou em 10 milhões.
Infelizmente a mídia e o marketing das empresas produtoras de alimentos industrializados estão investindo cada vez mais neste público, elaborando embalagens atrativas com desenhos e coloridas para os alimentos com baixíssimo valor nutricional (biscoitos, salgadinhos, sucos, alimentos lácteos...).
A alimentação infantil que deveria ser variada e equilibrada, está cada vez mais presente alimentos fontes de açúcares, gorduras e aditivos químicos, alimentos estes que contribuem para o ganho de peso.
Desta forma, se faz necessário a implantação de medidas de controle, sendo assim, a CVM tem sua alimentação oferecidas às crianças baseada no adequado aporte de carboidratos complexos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais.
Existe um trabalho contínuo de incentivo à educação nutricional, cujo foco é estimular o consumo de alimentos integrais e in natura tais como: frutas e hortaliças.
Em nossa produção de alimentos já conseguimos introduzir alguns cereais de elevado valor nutricional (aveia, centeio, linhaça).
Abaixo descreveremos alguns dos muitos projetos desenvolvidos na CVM:
- Projeto horta: local onde as crianças realizam desde o processo do cultivo à colheita, aprendem a importância do consumo das hortaliças e sua relação com a saúde e bem estar.
- Oficina de alimentação: temos uma sala específica para que as próprias crianças preparem receitas saudáveis.
- Contação de história: as crianças na faixa etária de 2 anos aprendem a importância do consumo de frutas, legumes e verduras através de história infantis lúdicas.
- Antropometria: avaliação do estado nutricional das crianças é realizada no início e final do ano, onde a professora de educação física juntamente com a nutricionista realizam a pesagem e aferição da altura das crianças a partir dos 3 anos de idade. Após, os dados são colocados nas curvas de crescimento preconizadas pela OMS e assim realiza-se a avaliação do peso e altura de cada crianças de acordo com a faixa etária.
Todas estas atividades desenvolvidas tem como objetivo contribuir para o adequado crescimento e desenvolvimento infantil, prevenindo assim, a ocorrência de casos de obesidade.